A convite do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres e do Jornal Zulmira News, tive a oportunidade de dar uma entrevista onde esclareci sobre a diferença entre ações de prevenção e de promoção da saúde. Quando atuamos no campo da prevenção o nosso objetivo é impedir que o indivíduo não venha a ter uma doença específica. Por outro lado, quando atuamos na promoção da saúde, envolvemos o ser humano de forma integral, o seu ambiente familiar e os determinantes sócio econômicos locais.
Tive a oportunidade também, diante de tantas polêmicas em relação a eficácia dos programas de saúde nas escolas e com base em estudos e pesquisas de campo, de ratificar a necessidade de modificações nas estratégias das ações, principalmente no que tange a saúde bucal.
Não adianta os cirurgiões-dentistas irem às escolas para realizar escovação dental supervisionada se não existir uma mudança de paradigma mental do estudante em relação ao empoderamento para o autocuidado. Hoje, eu priorizo um trabalho forte de educação em saúde bucal envolvendo professores e pais e/ou responsáveis, disse aos alunos do Jornal Zulmira News.
Primeiramente devemos transformar o padrão mental dos escolares para que tenham a autoresponsabilidade e a visão da importância da promoção da saúde em detrimento das ações de cunho emergencial (como ir ao dentista quando existe uma causa específica) e transformá-los em multiplicadores disso.
E o que é importante para que tenhamos uma boa saúde bucal? Simples assim: escovação e uso de fio dental após as refeições, parcimônia no consumo de doces e visita ao cirurgião-dentista regularmente de acordo com as orientações do seu profissional. Quer ter mais saúde bucal? Vamos juntos! Um beijo no coração de todos e até a próxima coluna!
Última coluna: Importância do coaching na melhoria dos indicadores de saúde
Especialista em saúde coletiva, cirurgiã-dentista, MBA em desenvolvimento de pessoas, coaching, palestrante e escritora.
Veja também
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro. Informação com credibilidade, relevância e dinamismo!
Noroeste Fluminense
Norte Fluminense
Autores