Caixa Econômica Federal aumenta juros nos financiamentos imobiliários
Imagem: ArLawKa AungTun / iStock
A Caixa Econômica Federal anunciou, no dia 2 de janeiro, o aumento de até dois pontos percentuais nos juros dos financiamentos imobiliários realizados com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). A medida foi tomada devido à alta da Taxa Selic, que passou de 10,5% para 12,25%. O reajuste afeta os novos contratos celebrados a partir de 2024.
As taxas de juros para a TR (Taxa Referencial) subiram de 10,99% para 12% no comparativo anual. As taxas para 2024 variam entre TR mais 8,99% a 9,99%. As linhas de crédito alteradas pela poupança sofreram acréscimos de 4,12% a 5,06% ao ano, em comparação aos 3,1% a 3,99% de remuneração anual praticados anteriormente.
A Caixa explicou, em nota, que a definição das taxas de juros leva em consideração fatores mercadológicos e conjunturais, dentro das normas prudenciais de crédito.
Porém, as condições de crédito do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que oferece financiamento de imóveis de até R$ 350 mil para famílias com renda de até R$ 8 mil mensais, não sofreram aumento nos juros.
Leia também
Ver essa foto no Instagram
Essa é a segunda alteração de regras feita pela Caixa nos últimos dois meses. Além do aumento nos juros, a instituição aumentou o valor de entrada de 20% para 30% e passou a adotar taxas vinculadas à variação da Selic.
O mercado imobiliário tem sido impactado pela alta constante dos saques da caderneta de poupança, que registrou o quarto mês consecutivo de saques líquidos em outubro, além das novas restrições impostas às Letras de Crédito Imobiliário (LCI), aprovadas no início de 2024.