Vídeo: Raio inicia incêndio e super trovão estremece Nova Friburgo
Na noite de segunda-feira (2/12), um super trovão assustou moradores de Nova Friburgo; o estrondo foi sentido em cidades vizinhas como Cordeiro, Bom Jardim e Cantagalo. O fenômeno ocorreu por volta das 21h, durante uma forte chuva, provocando um estrondo que deixou a população em alerta.
Vários raios foram registrados na região serrana. Um deles atingiu o quintal de uma residência no bairro Cascatinha, iniciando um incêndio que rapidamente se espalhou pela vegetação ao redor. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas, que não chegaram a atingir a estrutura principal do imóvel. Felizmente, não houve feridos.
Ver essa foto no Instagram
Especialistas explicam que os raios ocorrem entre nuvens e objetos no solo, enquanto o trovão é causado pela onda sonora gerada pelo aquecimento do ar durante a descarga elétrica. O estrondo foi amplamente sentido em toda a região devido à propagação pelo solo e pelo ar.
A chegada de uma frente fria ao Rio de Janeiro na segunda-feira (2/12) traz instabilidade, com possibilidade de chuvas moderadas a fortes em todo estado. As precipitações se intensificam na terça (3), especialmente à tarde, e continuarão na quarta (4), com previsão de chuva a qualquer momento, altos acumulados, raios e rajadas de vento moderadas a fortes.
Frente fria chega ao Rio de Janeiro e deve provocar chuvas fortes