Na tarde de quarta-feira, 11 de dezembro, os aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp, todos pertencentes à Meta, enfrentaram instabilidade, afetando milhares de usuários em diversas regiões.
Relatos de usuários e dados do Downdetector
De acordo com o Downdetector, plataforma que monitora falhas em serviços online, os problemas começaram a ser registrados com maior intensidade por volta das 15h. Até esse horário:
- O WhatsApp acumulava mais de 70 mil notificações de usuários enfrentando dificuldades para enviar mensagens.
- O Instagram registrava cerca de 14 mil notificações de problemas, com relatos de falhas no feed e no login.
- O Facebook também apresentou instabilidade, embora em menor escala, com 6 mil notificações.
Resposta oficial da Meta
A Meta, empresa que gerencia as três plataformas, reconheceu o problema por meio de uma postagem no X (antigo Twitter). Em inglês, a companhia informou que está “ciente do problema técnico que está afetando a capacidade de alguns usuários” e garantiu estar “trabalhando para normalizar os serviços o mais rápido possível”. A mensagem incluiu um pedido de desculpas pelo inconveniente.
Ver essa foto no Instagram