Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Estação de Tratamento de Esgoto de Miracema começa a operar

A cidade de Miracema deu um importante passo em direção à sustentabilidade e à saúde pública com o início das operações da sua Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A unidade, que agora opera sob a responsabilidade da concessionária Águas do Rio, tem capacidade para tratar até 4 milhões de litros de esgoto por dia, evitando que esse material seja despejado diretamente no Ribeirão Santo Antônio. Este avanço contribui para a despoluição do rio e promove mais qualidade de vida para os moradores da região.

O projeto começou em novembro, mês que marcou os três anos de operação da Águas do Rio, e coloca Miracema como uma referência em saneamento básico. A construção da ETE foi realizada pela prefeitura local, com a estação começando a funcionar após adaptações no sistema e investimentos realizados pela concessionária. As melhorias envolveram reparos nos decantadores, que retêm sólidos como areia e lama, além da substituição de tubulações e a recuperação de equipamentos essenciais, como motores e bombas.

De acordo com Adjelson Lopes, coordenador de Engenharia da Águas do Rio, a estação recebeu uma série de reparos e ajustes, incluindo a revitalização das elevatórias de esgoto da cidade. Nos últimos meses, foram feitos testes para garantir o pleno funcionamento da ETE. Gabriela Coutinho, gerente de operação da empresa, explicou que o projeto foi dividido em etapas, com a primeira fase concluída e a próxima fase estrutural prevista para ser finalizada até 2025.

Além dos benefícios diretos para a saúde e o meio ambiente, o tratamento adequado do esgoto traz importantes melhorias para a fauna e flora locais. Marcelo Nocelle, especialista da Universidade Federal Fluminense (UFF), destacou que a despoluição do Ribeirão Santo Antônio ajudará a recuperar a fauna aquática, promovendo a recuperação de peixes e o fortalecimento da cadeia alimentar. O esgoto tratado também contribui para a prevenção de doenças transmitidas pela água contaminada, melhorando a qualidade de vida da população local.

Veja também
error: Conteúdo protegido!