A ceia de Natal dos brasileiros este ano terá um ingrediente salgado além do tempero dos tradicionais pratos da época: o preço dos produtos. Um estudo recente da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados especializado na gestão da cadeia de consumo, revelou um aumento expressivo nos preços dos itens mais consumidos durante as festas natalinas. O azeite e o arroz lideram a lista, com altas de 34,3% e 28,5%, respectivamente.
De acordo com o levantamento, que analisou 13 produtos entre dezembro de 2023 e outubro de 2024, houve aumento nos valores de 12 itens, com destaque para o azeite de oliva, cujo preço médio passou de R$ 84,86 para R$ 114,00. O arroz também apresentou uma elevação significativa, subindo de R$ 10,64 para R$ 13,70. Outros itens essenciais da ceia também registraram altas consideráveis, como a batata inglesa (+23,2%) e a maionese (+14,3%).
Impactos climáticos influenciam alta nos preços
Anna Fercher, coordenadora de Atendimento ao Cliente e Dados Estratégicos da Neogrid, explica que as mudanças climáticas são um dos principais fatores que impactaram os preços. “As mudanças climáticas têm gerado uma série de impactos que resultam nesse aumento, começando pela redução das áreas de plantio tomadas pelo fogo. O fenômeno El Niño, por exemplo, afetou a safra de soja, alimento essencial para animais como os suínos, o que acaba influenciando no preço final de diversos itens”, afirma.
Proteínas mais caras na ceia
O consumidor também tem sentido no bolso o aumento no preço das principais proteínas usadas nas ceias de fim de ano. O bacalhau, um dos pratos mais tradicionais da época, teve alta de 22,5%, passando de R$ 100,94 para R$ 123,66. Logo atrás, o frango, uma das aves mais consumidas durante o período, registrou um aumento de 22,2%, saindo de R$ 20,55 para R$ 25,11. Já as carnes suínas subiram 9,8%, alcançando R$ 33,64.
Líquidos também sofrem reajuste
As bebidas, tanto alcoólicas quanto não alcoólicas, também tiveram reajustes significativos. O suco pronto registrou alta de 16,4%, seguido pelo refrigerante (+15%) e pela cerveja (+14,4%). Até mesmo o vinho, bebida bastante presente nas celebrações, teve um leve aumento de 3,1%.
Por outro lado, o suco concentrado foi o único produto que apresentou redução de preço. O produto caiu 21%, passando de R$ 22,54 em dezembro de 2023 para R$ 17,51 em outubro deste ano.
Confira os produtos analisados pela Neogrid e suas variações de preço:
- Azeite: +34,3%
- Arroz: +28,5%
- Batata inglesa: +23,2%
- Bacalhau: +22,5%
- Frango: +22,2%
- Suco pronto: +16,4%
- Refrigerante: +15%
- Cerveja: +14,4%
- Maionese: +14,3%
- Suíno: +9,8%
- Panetone: +5,4%
- Vinho: +3,1%
Suco concentrado: -21%
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Brasileiros pretendem gastar até R$ 300 em presentes de Natal
Outra pesquisa, desta vez feita pelo TIM Ads, revela que 65% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 300 em presentes, priorizando filhos (32%) e pais (26%). O estudo, com mais de 70 mil participantes, revela que 64% planejam presentear até cinco pessoas e que a maioria celebrará com familiares (37%) ou em casa com quem já mora (35%).