Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Cantagalense Anabelle Loivos é promovida a professora titular da UFRJ

Em novembro, a professora Anabelle Loivos Considera defendeu seu Memorial Acadêmico, apresentando 17 anos de atuação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante o processo, ela realizou a conferência “O giz me diz: formar leitores, formar professores”, obtendo nota máxima em todos os critérios. Com isso, foi promovida ao cargo de professora titular na área de Didática Especial da Língua Portuguesa e suas Literaturas/Prática de Ensino.

Natural de Cantagalo, Anabelle iniciou sua formação no Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, onde cursou o Normal entre 1988 e 1990. Atuou como professora nas redes pública e privada de Cantagalo e Nova Friburgo até os anos 2000. Em Niterói, concluiu o mestrado em Literatura Portuguesa (1997-1999) e o doutorado em Literatura Comparada (2000-2005), ambos na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em 2006, Anabelle Loivos foi aprovada em primeiro lugar no concurso público para a Faculdade de Educação da UFRJ, assumindo o cargo em 2007. Em 2019, concluiu pós-doutorado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Na UFRJ, a professora coordena o Curso de Especialização em Práticas e Saberes da Educação Básica (Cespeb), com foco em Língua Portuguesa. Ela também lidera pesquisas sobre ensino de literatura e coordena quatro projetos de extensão: “Clube de Leituragens Os Pacová”, “Coletivo Educação & Insubmissão”, “Fórum Euclides” e “Conversas com quem gosta de ensinar”.

Em Cantagalo, Anabelle está à frente do “Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides”, vinculado à Casa de Euclides da Cunha, e da “Ludoteca da Cunha”, na Biblioteca Municipal Acácio Ferreira Dias.

Sobre a conquista

Após a defesa, Anabelle destacou a importância do momento. “Chegar à titularidade não deve ser apenas um marcador de classe, mas um compromisso com a educação básica e superior. Minha conquista reflete a luta de tantos professores que compartilham a missão de educar. Agora, é hora de semear as memórias do futuro.” O trabalho da professora reafirma sua contribuição à educação e ao fortalecimento da integração entre escola e universidade.

Veja também
error: Conteúdo protegido!