Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Polícia apreende 12 pássaros silvestres em cativeiro em Trajano de Moraes

Em uma ação realizada na Rua José Pereira Ferro, no distrito de Visconde do Imbé, em Trajano de Moraes, a Polícia Ambiental apreendeu 12 pássaros da fauna silvestre que estavam em cativeiro sem a devida autorização. A operação foi desencadeada em resposta à denúncia dando contra de possível prática de crime contra a fauna e maus-tratos aos animais.

Durante a fiscalização, a equipe policial encontrou os pássaros acondicionados em gaiolas, penduradas na varanda da residência do suspeito. Ao ser abordado, ele admitiu a posse dos animais e informou que não possuía a autorização necessária do órgão ambiental competente para mantê-los em cativeiro. Os pássaros apreendidos incluíam 6 sabiás laranjeiras, 3 coleiros, 1 melro, 1 canário da terra e 1 sanhaço, todos sem anilhas, o que é obrigatório para a legalização da posse.

Além da apreensão dos pássaros, a guarnição também observou a presença de seis cachorros no quintal da residência. Embora os animais não apresentassem sinais evidentes de maus-tratos, a situação será monitorada pelas autoridades competentes.

A operação seguiu os procedimentos estabelecidos pela Lei 9.605/98, que tipifica crimes ambientais. Os pássaros foram recolhidos e levados à 157ª DP de Trajano de Moraes, onde um registro de ocorrência foi elaborado. A delegada determinou a apreensão dos animais e a confecção do Auto de Constatação pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

As autoridades ressaltam a importância de denunciar práticas ilegais relacionadas à fauna silvestre, contribuindo para a proteção dos animais e do meio ambiente. A posse de animais silvestres sem autorização não só é um crime, mas também prejudica a biodiversidade local.

Como denunciar crimes ambientais

A população pode contribuir com a preservação ambiental denunciando atividades ilegais. O Linha Verde está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo telefone (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado. As denúncias também podem ser feitas pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, no site oficial ou na página do Linha Verde no Facebook.

Veja também
error: Conteúdo protegido!