Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Estudantes do interior representam municípios no Parlamento Juvenil da Alerj

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) abriu, na última segunda-feira (25/11), a 15ª edição do Parlamento Juvenil (PJ). A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes, sede histórica da Casa, e marcou a posse de 95 estudantes da rede estadual, eleitos para representar os municípios fluminenses.

O Parlamento Juvenil da Alerj é um programa que visa proporcionar aos estudantes da rede estadual de ensino a oportunidade de vivenciar a rotina legislativa, desenvolver habilidades políticas e propor soluções para desafios de suas comunidades.

Com uma agenda diversificada de atividades legislativas e culturais, o programa inclui a defesa de projetos de lei, realizada na terça-feira (26) no auditório da Escola do Legislativo (Elerj), além de outras iniciativas educativas. O encerramento está previsto para sexta-feira (29/11).

Esta edição registra um marco histórico do projeto: 62% das cadeiras são ocupadas por meninas, consolidando o recorde de representatividade feminina. Para estudantes como Wesley Gonçalves, de Carmo, a experiência foi transformadora, incluindo sua primeira visita à capital fluminense.

O deputado Bruno Boaretto, que recebeu jovens da região serrana e centro-norte fluminense em seu gabinete, destacou a relevância do PJ para a formação de líderes políticos. “Compartilhei um pouco da minha trajetória, iniciada aos 20 anos como vereador em Macuco. Espero que esses momentos os encorajem e os fortaleçam na luta por um futuro melhor”, afirmou.

Sobre o Parlamento Juvenil

Criado há 21 anos, o Parlamento Juvenil oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar o cotidiano legislativo, desenvolver habilidades políticas e propor soluções para desafios locais. A edição de 2024 reforça a representatividade feminina e promove debates sobre igualdade e inclusão, reafirmando seu papel como espaço de aprendizado e transformação social.

Veja também
error: Conteúdo protegido!