Fiscalização combate pesca predatória no Rio Negro, em São Sebastião do Alto
Em uma ação de combate à pesca predatória, equipes da 3ª UPAM, sob comando do Major Barreto, realizaram uma operação no Rio Negro, em São Sebastião do Alto. A fiscalização foi realizada em cumprimento à proteção dos peixes durante o período da Piracema, que é fundamental para a preservação das espécies migratórias.
Durante a ação, foram encontradas e desmontadas quatro armadilhas conhecidas como “paritás”, usadas para capturar peixes de forma ilegal, impedindo sua passagem natural pelo rio. Esses petrechos, feitos com barras de ferro, madeira e arame, dificultam a migração dos peixes e colocam em risco o ecossistema local. Apesar da operação, não foi possível identificar os responsáveis pela prática ilegal no momento da fiscalização.
Ver essa foto no Instagram
A operação, que contou com o apoio do INEA/PED, foi conduzida conforme as orientações do comandante do CPAm, Coronel Ibiapina, e resultou na inutilização dos equipamentos apreendidos. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia e a ação reforça o compromisso das autoridades com a preservação ambiental e a proteção da fauna aquática local.
Defeso da Piracema: começa a proibição da pesca em rios da região