Fezes de ratos são encontradas na despensa de escola em Duas Barras
Na manhã de sexta-feira, 1º de novembro, mães de alunos da Escola Municipal Ex-Combatente Amancio Pinto, em Duas Barras, se reuniram para exigir um posicionamento da Prefeitura Municipal sobre a grave situação de saúde na instituição.
O protesto foi motivado após a descoberta de fezes de ratos na despensa da escola, um problema que, segundo relatos, não é recente. Durante a inspeção, foram identificadas armadilhas artesanais para roedores, indicando que a infestação é antiga e que o problema persiste sem uma solução efetiva.
Imagens do local mostram fezes de ratos misturadas a alimentos, gerando um alerta sobre os riscos à saúde das 216 crianças da unidade. Em resposta à situação, o Centro de Zoonoses, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, foi acionado e compareceu ao local, todavia, o problema continua sem solução.
Ver essa foto no Instagram
Ratos em contato com alimentos podem transmitir doenças, as mais comuns são leptospirose, tifo, salmonelose, hantavirose e a febre da mordida do rato, ou febre da mordedura do rato. Esta última é uma infecção ocasionada por bactérias transmitidas pelo animal.
No local, a Vigilância Sanitária informou que todos os itens da despensa serão descartados. O portal contatou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Duas Barras para obter esclarecimentos sobre o caso e aguarda uma resposta oficial.