3ª UPAM combate extração ilegal de ouro no Rio Paraíba do Sul, em Itaocara
Foi realizada na última sexta-feira, 18/10, em Itaocara (RJ), a Operação Força Total, por policiais militares da 3ª Unidade de Policiamento Ambiental. Um dos objetivos da operação foi coibir práticas ilícitas no Rio Paraíba do Sul, numa propriedade rural localizada a cerca de três quilômetros do distrito de Batatal.
Chegando ao local, a guarnição se deparou com duas balsas destinadas à extração de ouro atracadas perto de uma pequena ilhota. Não havia ninguém próximo, o que levantou suspeitas sobre a atividade. Na balsa, foram localizados diversos equipamentos, incluindo roupas de mergulho, motor a diesel, compressor e carpetes próprios para a decantação de ouro.
Os agentes do INEA, em cumprimento da lei, procederam à destruição dos materiais que não puderam ser arrecadados para apresentação na delegacia. A balsa foi incinerada no local onde estava atracada, garantindo que não fosse reutilizada para a extração ilegal.
Ver essa foto no Instagram
Os objetos recolhidos foram levados à 135ª Delegacia Legal de Itaocara, onde foi feito o registro de ocorrência e solicitado perícia no local. A operação resultou também na apreensão de roupas de mergulho, máscaras e demais itens de extração.