Polícia Ambiental desmantela carvoaria clandestina em Miracema
Na quinta-feira, 31/10, a Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano, desmantelou uma carvoaria clandestina no bairro Berto Barros, em Miracema. A operação foi realizada após uma denúncia feita ao Linha Verde, programa do Disque Denúncia focado em crimes ambientais.
A denúncia, recebida no dia anterior, alertava sobre a construção de uma carvoaria irregular em um sítio, onde estavam sendo realizadas escavações para fornos de barro. Os agentes encontraram no local 510 quilos de carvão armazenados em sacos: 15 com 30 quilos cada e 30 sacos com 2 quilos, todos sem a devida regulamentação.
Durante a fiscalização, ficou evidente que os sacos menores não possuíam as inscrições exigidas pelos órgãos competentes. Apesar das diligências realizadas para localizar o responsável pela atividade ilegal, ele não foi encontrado. A ação foi fundamentada nos artigos 46 e 60 da Lei 9.605/98, que trata de crimes ambientais. A ocorrência foi registrada na 137ª Delegacia Legal de Miracema.
Ver essa foto no Instagram
Como denunciar crimes ambientais
A população pode contribuir com a preservação ambiental denunciando atividades ilegais. O Linha Verde está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo telefone (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado. As denúncias também podem ser feitas pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, no site oficial ou na página do Linha Verde no Facebook.