Odontologia, uma profissão essencial na promoção da saúde integral
É com muita honra e brilho nos olhos que me dirijo a todos vocês, por meio desta coluna, para ressaltar a importância da Odontologia na promoção da saúde integral, ou seja, em seu contexto mais abrangente. E também, para destacar que o organismo humano é integrado, portanto, é dessa forma que a saúde deve ser vista e cuidada.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como sendo o estado de completo bem-estar físico, mental e social. Ou seja, o conceito de saúde transcende à ausência de doenças e afecções. Convém destacar que as ciências da saúde são aquelas que proporcionam os conhecimentos adequados para a prevenção das doenças e a promoção da saúde e bem-estar, quer do indivíduo, quer da comunidade. E a Odontologia é uma das ciências da saúde da qual devemos muito nos orgulhar de termos escolhido exercer como profissão.
O conceito atual de saúde vai além do campo biológico, uma vez que não é pensado unicamente do ponto de vista das enfermidades. Tal conceito leva em consideração também, os aspectos políticos e econômicos, de qualidade de vida, além das necessidades básicas do ser humano como um todo.
Historicamente, a avaliação em saúde bucal, o plano de tratamento e a ações em saúde utilizavam apenas as condições clínicas diagnosticadas pelos Cirurgiões-dentistas, com base nos parâmetros biológicos da doença. Entretanto, nas últimas décadas, o impacto das condições bucais sobre a qualidade de vida dos indivíduos tem ganhado destaque no cenário científico. Em outras palavras, para além dos aspectos objetivos, os subjetivos também estão sendo levados em consideração.
O conceito de qualidade de vida, de acordo com o Grupo de Qualidade de Vida da OMS, implica na percepção do indivíduo de sua posição de vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.
A qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB), segundo a OMS envolve o impacto das condições bucais sobre todos os aspectos da rotina diária que são importantes para as pessoas, com os impactos sendo de magnitude suficiente quer em termos de frequência, duração ou gravidade, para afetar a sua percepção sobre a vida em geral. A QVRSB é um conceito multidimensional, que devem englobar questões de saúde física, psicológica (incluindo aspectos cognitivos e emocionais) e social. Portanto, os conceitos de qualidade de vida e saúde são indissociáveis, sendo que a influência entre os dois é bidirecional.
Ver essa foto no Instagram
Diversas pesquisas científicas atuais que abordam os problemas bucais não se limitam à associação entre as alterações e os respectivos fatores de risco, mas vão além, na preocupação em investigar a repercussão das condições bucais na qualidade de vida das pessoas, relacionando-os com as limitações funcionais, bem-estar emocional e social. Ou seja, a Odontologia vai muito além da estética, Odontologia é saúde.
Que possamos seguir juntos, com ética e compromisso, como protagonistas em promoção de saúde e contribuir no desenvolvimento sustentável da sociedade.
Beijos de luz e sorrisos.
Com amor, Aretuza Lattanzi.