Jornais com teor político e difamatório são espalhados em Trajano de Moraes
O prefeito Rodrigo Viana, da cidade de Trajano de Moraes (RJ), registrou uma ocorrência de crimes contra a honra na 157ª Delegacia de Polícia Civil nesta sexta-feira (4/10).
Ver essa foto no Instagram
Durante a madrugada, carros passaram por diversas ruas da cidade, espalhando jornais com teor político-eleitoreiro e difamatório, tendo como alvo principal Rodrigo Viana.
O conteúdo do jornal era unicamente político e tinha como alvo o prefeito da cidade. Os criminosos utilizaram o nome “Serra News”, com logotipo diferente, para propagar o material.
Imagens de câmeras de segurança obtidas pela redação mostram ocupantes de um veículo lançando os jornais pelas ruas da cidade.
Ver essa foto no Instagram
Ainda segundo informações obtidas, pelo menos outros dois veículos teriam dado cobertura ao carro que estava espalhando o material, dias antes da eleição.
A direção do Serra News emitiu nota (abaixo), repudiou o fato e lamentou terem utilizado o nome de um portal sério e de grande credibilidade no aludido “jornal” impresso. Uma queixa-crime será registrada.
Cabe salientar, que a legislação eleitoral brasileira contém dispositivos que punem criminalmente quem espalha notícias fraudulentas pela internet ou por formatos tradicionais.
Além disso, crimes contra a honra estão previstos no Código Penal Brasileiro, sob pena de detenção e multa. A Polícia Civil vai investigar o caso. A Justiça Eleitoral também foi comunicada.
O clima da política é tenso em Trajano de Moraes (RJ). Na noite de 29/09/24 (domingo), o candidato a prefeitura Romualdo Wenderoscky, sofreu um atentado a tiros, na localidade de Serra das Almas.
Vídeo: Candidato a prefeito sofre atentado a tiros em Trajano de Moraes