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Ferrovia abandonada poderá viabilizar projeto da Estrada de Ferro 118 no RJ

A Estrada de Ferro 118 (EF-118), considerada o projeto de infraestrutura mais importante do Rio de Janeiro, avança para sua realização, conectando o Porto do Açu à malha ferroviária nacional. Um levantamento da Firjan aponta que a fase inicial da EF-118 pode gerar R$ 2,5 bilhões no PIB regional, 68 mil empregos e R$ 457 milhões em impostos.

Recentemente, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) reuniu representantes da sociedade civil e do poder público para assinar um documento que será enviado à ANTT, solicitando a execução do projeto. A mobilização busca que os recursos da devolução de trechos ferroviários pela Ferrovia Central Atlântica (FCA) sejam utilizados na construção, crucial para revitalizar a malha ferroviária do Estado, que perdeu a maioria dos seus trechos desde a privatização em 1996.

A fase inicial da EF-118, segundo levantamento da Firjan, poderá gerar um impacto econômico significativo, arrecadando R$ 457 milhões em impostos e aumentando em R$ 1 bilhão os salários na região. O projeto abrange 577,8 km, atravessando 25 municípios, com 170 km no Espírito Santo e 407 km no Rio de Janeiro. A ferrovia se conectará à malha da MRS Logística em Nova Iguaçu (RJ) e à Estrada de Ferro Vitória-Minas, da Vale, em Cariacica (ES).

Autoridades locais, como o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos dos Goytacazes (RJ), Felipe Knust, participaram do encontro, enfatizando a importância da colaboração entre os municípios para o sucesso do projeto, especialmente em relação às crescentes demandas do Porto do Açu.

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