Aneel anuncia nova bandeira tarifária de energia para novembro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) comunicou, na sexta-feira (25/10), que a partir de 1º de novembro, a bandeira tarifária será amarela. Essa mudança reflete a melhora nas condições de geração de energia em todo o Brasil, beneficiando todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional.
Tarifas reduzidas
Com essa nova classificação, os consumidores pagarão a tarifa reduzida de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Este valor é uma queda significativa em comparação aos R$ 7,877 da bandeira vermelha patamar 2, que vigorou durante o mês de outubro. A bandeira vermelha foi ativada devido à longa estiagem que atingiu o país, esvaziando os reservatórios das hidrelétricas.
Ver essa foto no Instagram
Impactos futuros
A ANEEL atribui a mudança de bandeira ao aumento das chuvas e à diminuição dos custos de geração elétrica. No entanto, é importante notar que as previsões para os próximos meses indicam que as chuvas e as vazões ainda estão abaixo da média histórica. Essa situação pode levar à necessidade de complementar a produção de energia com usinas termelétricas, o que, embora alivie temporariamente a pressão nas contas de luz, ainda não significa uma redução expressiva para os consumidores.