Rio Soberbo registra seca histórica e Guapimirim decreta emergência
O Rio Soberbo, um dos principais cursos d’água que corta a cidade de Guapimirim (RJ), está praticamente seco. A situação alarmante está deixando os moradores preocupados e levantando questões sobre a gestão dos recursos hídricos na região.
O município decretou emergência por causa da estiagem. Sem água nas torneiras, a solução encontrada pela concessionária Fonte da Serra e pela Prefeitura foi fazer um rodízio e contratar caminhões-pipa.
Segundo a Defesa Civil, a região registrou o índice pluviométrico mais baixo da história. A cidade, no pé da Serra dos Órgãos, sempre tinha abundância de água, por receber os rios montanha abaixo — não à toa suas cachoeiras são pontos turísticos.
Ver essa foto no Instagram
Não só Guapimirim está secando. Os sistemas Imunana-Laranjal — que atende São Gonçalo, Niterói e parte de Maricá — e o Acari, responsável pelo abastecimento de algumas cidades da Baixada Fluminense, estão em estágio de alerta.
Outros municípios estão em estágio de alerta por causa da estiagem: Nova Friburgo, na Região Serrana, Macaé, no Norte do Estado, e partes de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Nova Iguaçu, Queimados, na Baixada Fluminense.