Projeto Euclides em Foco promete transformar cenário cultural de Cantagalo
Foi inaugurado na noite de quinta-feira, 26/9, na Casa Euclides da Cunha, em Cantagalo (RJ), o projeto de fomento cultural “Euclides em Foco”. O projeto promete revolucionar a forma como a cultura é vivenciada, oferecendo um espaço dinâmico e acessível para o desenvolvimento cultural e artístico.
O projeto é coordenado pela INSIDE Produções, somando um investimento de mais de meio milhão de reais, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) e do Instituto BAT.
Estiveram presentes no evento de lançamento alunos, professores, empresários, músicos e diversas personalidades da cidade. “Um equipamento aberto, sem ninguém, vira um templo. E a gente quer fazer isso aqui vivo, esse palco precisa ser da cultura” – disse Vinícius Stael, diretor da Casa Euclides da Cunha.
O Euclides em Foco se destaca pela variedade de cursos e oficinas planejados, abrangendo desde áreas artísticas até temas do mercado digital. Entre as opções, estão cursos de inteligência artificial, social media, youtuber, edição de vídeos e fotografia.
O projeto conta ainda com uma sala exclusiva, projetada para gravação de podcasts, equipada com tecnologia de ponta e apoio de equipe qualificada. Além disso, contará com oficinas de leitura, teatro, violão e artes cênicas para o desenvolvimento criativo e artístico, estimulando a expressão cultural e a formação de novos talentos.
Ver essa foto no Instagram
“Estamos oferecendo à comunidade uma oportunidade sem precedentes para explorar suas habilidades artísticas e digitais. A expectativa é de que o projeto atenda pessoas de todas as idades e contribua significativamente para o crescimento cultural e criativo da região” – comenta Eduardo Richa Campagnoli, coordenador do projeto.
O espaço é disponibilizado gratuitamente para qualquer pessoa interessada em uma das oportunidades ofertadas. A Casa Euclides da Cunha funciona na Rua Maria Zulmira Torres, de terça a sábado, das 9h às 16h. Mais informações pelo e-mail: [email protected].
Casa Euclides da Cunha
A Casa de Euclides da Cunha foi reaberta em Cantagalo em junho de 2023, após 12 anos fechada. Criada em 1965 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o espaço representa o primeiro centro cultural da cidade. Agora, com o projeto Euclides em Foco, o local passa a transformar o cenário cultural da cidade.
O cérebro de Euclides da Cunha, conservado em formol, está em Cantagalo (RJ), dentro de um relicário guardado em um túmulo no museu. Já a ossada do escritor, se encontra num mausoléu do município São José do Rio Pardo (SP), onde morou por três anos e escreveu “Os Sertões”.
Estado celebra 1 ano da reabertura da Casa de Euclides da Cunha em Cantagalo