O suicídio de um jovem de 21 anos, no bairro Ferreirinha, em Cordeiro (RJ), na tarde de terça-feira (10/9), gera comoção e tamanha preocupação em relação à saúde mental e emocional das pessoas, neste Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O caso não é isolado.
Ver essa foto no Instagram
Um estudo realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre os anos de 2011 e 2022, sendo a terceira causa de morte entre adolescentes e jovens no país. Por dia, cerca de 38 pessoas tiram a vida no país.
No Brasil, é possível falar com o Centro de Valorização da Vida através do número 188, disponível 24 horas por dia, que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente. Se precisar, peça ajuda! Não tenha medo de expor a sua vulnerabilidade.
As perguntas sempre são muitas quando o assunto é suicídio. Buscar respostas e compreensão de algo que parece incompreensível, nos dar uma chance de respiro. O tema exige aprofundamento, cuidado e responsabilidade. É preciso falar sobre ele para que mais pessoas possam conhecer as causas e oferecer apoio a jovens que estão por perto.
As principais medidas de prevenção estão baseadas na implantação e no fortalecimento de políticas públicas com foco na causa, pois o estigma social e a falta de ações de conscientização da população continuam a ser grandes barreiras à procura de ajuda para combater o suicídio.
Por outro lado, todos nós, como cidadãos, devemos atuar ativamente em prol dessa causa reforçando a importância da vida e estando aberto a informações para ajudar o próximo. É importante que as pessoas saibam identificar alguém que está pensando em tirar a vida e ajudem com empatia tendo uma escuta ativa, sem julgamentos e aconselhem a buscar ajuda dos profissionais específicos.
Isolamento social, olhar de tristeza, pensamentos ruminantes de forma obsessiva e olhar a vida sem sentido e propósito já são sinais que a pessoa não está bem, portanto, já deve compartilhar com seus familiares e buscar ajuda de um profissional. Lembrando que o quanto antes, melhor e mais fácil será para reverter o quadro.
Lembre-se: não coloque um ponto final na sua vida antes de viver o resto da sua história. A fase ruim que você está vivendo parece um capítulo interminável, mas ela vai passar. Acredite, sua vida ainda terá muitos capítulos lindos se você se der uma chance de vivê-los. Se precisar, peça ajuda! Disque 188! 🎗