Ninguém aguenta mais! Um incêndio atinge uma área de vegetação ao redor do Centro de Cantagalo (RJ). Com a seca extrema, o fogo se espalhou rapidamente na tarde de quinta-feira (12/9).
Moradores ficaram assustados com o barulho das labaredas de fogo. Em alguns pontos, o fogo chega próximo de residências na Avenida Rodolfo Tardin.
Moradores da localidade acionaram o Corpo de Bombeiros Militar. Não se sabe de que forma a Secretaria de Meio Ambiente atua no combate a incêndios na cidade.
Ver essa foto no Instagram
O Rio de Janeiro registra em 2024 o maior número de queimadas dos últimos 10 anos, diz o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O Inpe detectou 760 focos grandes de queimadas no Estado. É o maior número de ocorrências já registrado em um único ano desde 2017, quando houve 959 registros.
É uma marca que ainda pode ser superada, já que setembro e outubro são meses com uma grande média histórica de incêndios florestais.
Outro fator agravante é que o grande volume de queimadas no país tem pressionado o sistema de saúde e causa preocupação, principalmente com idosos e crianças com problemas respiratórios.
Lembrando que provocar incêndios em vegetações é um crime ambiental, com pena de até quatro anos de prisão, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais.