Oscilação de energia elétrica deixa moradores revoltados em Cordeiro
A oscilação de energia elétrica gerou revolta nos moradores de Cordeiro (RJ). Segundo moradores de diferentes localidades, os picos de energia começaram na terça-feira (20/8). Teve relato de até 30 picos de energia no período de 1 hora.
“Das 17 horas até agora 18:22h, já tivemos em Cordeiro mais de 30 picos de energia. A Enel Rio está um lixo! Em 1 hora mais de 30 quedas de energia em Cordeiro” – relatou uma moradora revoltada com a situação na quinta-feira (22).
Com a oscilação, a rede fica instável, e pode provocar a queima de diversos aparelhos, além de impedir a conservação de alimentos. “Moro no Centro de Cordeiro, já tem uns 3 a 4 dias que estamos com picos de energia direto, vários durante o dia” – disse outro morador.
Ver essa foto no Instagram
Os picos de energia são caracterizados por oscilações súbitas na frequência da rede de energia elétrica. Como resultado, há tensões elevadas na linha de alimentação por um certo período de tempo, causando transtornos e até danos em aparelhos e eletrodomésticos.
As reclamações vieram por parte da população de Cordeiro. Há relatos de oscilação de energia também na cidade vizinha de Cantagalo, entretanto, não tão constantes durante os dias citados. Na verdade, os picos de luz são registros diários na maioria dessas cidades.
O @serranewsrj também foi marcado em muitos stories de solicitação de ajuda no Instagram. A Enel Rio recebeu diversas queixas de clientes e foi procurada por nossa redação, que buscou entender o que estaria acontecendo.
A assessoria de comunicação da Enel Rio retornou o contato, dizendo que trabalha no caso. “A Enel Distribuição Rio está trabalhando para normalizar o fornecimento de energia na região até o fim desta sexta-feira (23/8)” – informou, sem dizer a causa da oscilação da energia elétrica.