Orquestra com instrumentos recicláveis de Duas Barras é destaque no RJ
Um projeto musical de percussão com material reciclável em Duas Barras (RJ) virou uma Orquestra Experimental Sustentável e ganhou notoriedade no Rio de Janeiro. O projeto é coordenado pelo professor Marcelo da Graça na Escola Municipal Ex-combatente Amancio Pinto.
Os sons dos tambores são obtidos através do uso de galões de água mineral e com garrafas pet foram criados sons que simulam esteira de caixa, chocalhos variados e blocos sonoros. Já a parte melódica é feita por musicistas convidados que sempre acompanham as apresentações.
O projeto começou em 2019 na cidade de Nova Friburgo (RJ), quando Marcelo da Graça trabalhou como educador social na Legião da Boa Vontade. como professor de Arte na rede municipal de ensino em Duas Barras (RJ), o projeto ganhou novos moldes e os alunos começaram a ter contato com a prática musical.
“Apresentei a oficina de percussão reciclável para os alunos do 6º ao 9º ano. A oficina foi trabalhada no decorrer das aulas e logo caiu no gosto dos alunos. Após fazermos pequenas apresentações, recebemos o primeiro convite para nos apresentar fora do muro da escola, no evento em comemoração ao início da Primavera na cidade” – conta o professor.
Logo em seguida, o projeto sustentável foi convidado para participar do Arp de Portas Abertas, no Espaço Arp, em Nova Friburgo. Para essa apresentação, o grupo musical precisou ganhar um nome e assim surgiu a Orquestra Experimental Sustentável.
Em Duas Barras o projeto já participou do Festival Literário Energia para Ler, organizado pela Motivos Produções, Enel e Governo do Estado do Rio de Janeiro. No fim do ano passado, a orquestra retornou a Nova Friburgo para oferecer a oficina de percussão reciclável na Sociedade Musical Euterpe Lumiarense e fazer apresentação na Feira Alumiar.
“Em 2024, nos apresentamos no desfile cívico do aniversário de Nova Friburgo e novamente participamos do Arp de Portas Abertas. Nesse mês de agosto fomos convidados para participar do projeto Boulevard de Portas Abertas, evento idealizado pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento é gratuito e ocorrerá no dia 21 de agosto, às 16h, na Rua Treze de Maio, Centro, Rio de Janeiro.”
Ver essa foto no Instagram
O repertório da Orquestra Experimental Sustentável é variado e passeia pelos ritmos da música popular brasileira. Passando pelo nordeste, são tocados clássicos do Luiz Gonzaga, mostrando as diferenças rítmicas entre o Xote e o Baião. As releituras da inesquecível “Anunciação” de Alceu Valença, apresentada em ritmo de Ijexá e também “Lilás” do Djavan, numa versão pop-funk.
Ainda passando pelos clássicos, são tocados o hino de Funk “Rap da Felicidade” e a música brasileira mais reagravada no mundo, a eterna bossa nova, “Garota de Ipanema”. Depois, como forma de homenagear o conterrâneo Martinho da Vila, os alunos tocam “Meu off-Rio”. Por fim, a Orquestra Experimental Sustentável é transformada numa mini Escola de Samba.