Prefeito se manifesta sobre decisão judicial que suspende Expo Cordeiro
O prefeito de Cordeiro (RJ), Leonan Melhorance, veio a público no início da noite de quinta-feira (4/7) dizer que “terá sim” a 80ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Cordeiro. O Poder Judiciário, por meio do Ministério Público do Rio de Janeiro, suspendeu o evento por ilegalidades.
“Estamos realizando tudo de forma transparente desde o primeiro dia que assumi. Criamos o portal da transparência da Exposição de Cordeiro, que nunca houve na história. Todas as nossas licitações publicadas em Diário do Estado, da União, do Município.
Fizemos e arrecadamos para o município concessão e exploração de camarote, de estacionamento, de parque de diversões, vendas de barracas feitas por chamamento público, dinheiro este arrecadado direto para os cofres municipais.
Respeito o Ministério Público, respeito o Poder Judiciário, e reafirmo para toda a população que nós iremos cumprir toda determinação judicial e, sim, se Deus quiser, no dia 13 de julho, terá sim a nossa Exposição Agropecuária, com segurança, com legalidade e cumprindo todas as regras que determinam a lei” – afirmou Leonan Melhorance.
Ver essa foto no Instagram
Justiça suspende Expo Cordeiro
Mais cedo, o portal noticiou com exclusividade, a decisão da Justiça pela suspensão da 80ª Expo Cordeiro. Na decisão judicial, o MPRJ apontou falhas na organização do evento, riscos à segurança da coletividade e diversas ilegalidades nos atos licitatórios para a realização da festa.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com o Judiciário, a Prefeitura de Cordeiro não cumpriu uma série de exigências legais para a contratação de rodeio, parque de diversões, camarote e serviço médico imediato, além de tentar burlar ato licitatório e prazos previamente alertados. A Prefeitura também não conseguiu a autorização do evento junto ao Corpo de Bombeiros.
O Judiciário destacou na decisão, entre outros aspectos, que prorrogou prazos para a Prefeitura de Cordeiro se adequar a todas as recomendações, tendo em vista a magnitude do evento e o que ele representa para toda região, entretanto, o Executivo ignorou as orientações e prosseguiu com as ilegalidades quanto aos trâmites e prazos.
O MPRJ disse ainda que “vem enfrentando enormes dificuldades quanto à organização desse tipo de evento pelo ente municipal” e o Município deixou para “segundo plano a segurança da população”, destacando que fica evidente que a “Administração Pública não cumpriu com zelo e responsabilidade que a lei impõe”.
O MPRJ asseverou “além da patente ilegalidade, a existência de risco efetivo e iminente à segurança da coletividade”, e que “evidencia flagrantes ilegalidades na organização e na condução dos certames destinados à contratação dos serviços a serem executados durante a realização do evento”.
Urgente: Justiça suspende Expo Cordeiro por diversas ilegalidades
Expo Cordeiro 2024
A Expo Cordeiro 2024 está prevista para acontecer de 13 a 21 de julho, no Parque Raul Veiga. Serão nove dias de festa, com entrada franca. O evento recebe grandes nomes da música, além de exposições e feiras diversas, movimentando setores da economia local e regional.
Shows da Expo Cordeiro 2024
- Sábado (13/7) – Guilherme & Santiago
- Domingo (14/7) – Lauana Prado
- Segunda (15/7) – Suel
- Terça (16/7) – Xande de Pilares
- Quarta (17/7) – Luan Pereira
- Quinta (18/7) – João Gomes
- Sexta (19/7) – Manu do Batidão
- Sábado (20/7) – Detonautas + DJ KVSH
- Domingo (21/7) – Zé Neto & Cristiano
Confira a programação completa de shows da Expo Cordeiro 2024
Confira a programação da Tenda Cultural na Expo Cordeiro 2024