O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Yoga no gerenciamento do estresse e burnout em profissionais da saúde

No dia 21 de junho celebrou-se o dia Internacional do Yoga, uma prática milenar de promoção de saúde integrativa, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS), já inserida no Sistema Único de Saúde por meio da Portaria N° 719, de 07 de abril de 2011.

A prática de Yoga tem sido expandida mundialmente e diversos estudos apontam que é uma das principais fontes de saúde integrativa buscadas pela população. Segundo Polsgrove, et.  al, 2016, o alinhamento da mecânica da respiração com o sistema musculoesquelético ativo durante a execução das posturas proporciona um desafio holístico para o corpo.

Os profissionais de saúde em sua rotina diária podem desenvolver  Burnout  por uma exposição sucessiva ao estresse físico e psicológico que vem a prejudicar a sua vida como um todo.

A maior parte da literatura publicada sobre o tema destaca a enfermagem como a categoria profissional mais acometida. Porém, outros profissionais, como os cirurgiões-dentistas, têm apresentado distúrbios semelhantes pela sobrecarga de horário de trabalho e posturas estacionárias e inadequadas, das quais resultam em condições musculoesqueléticas (dor nas costas, tensão no pescoço, ombros e lombar, além de cefaleia, síndrome do túnel do carpo, entre outros).

Estamos em um momento onde a saúde do trabalhador está sendo muito discutida e cobrada nas organizações públicas e privadas, e gestores estão buscando soluções para os problemas que podem acometer os profissionais da saúde. O Burnout e o estresse impactam na saúde física e mental dos indivíduos, o que compromete também, a qualidade da assistência.

Considerando essas premissas, uma revisão sistemática publicada na National Library of Medicine, no Journal of Clinical Medicine, em 2019, por Cocchiara et. al, que analisou e sumarizou o conhecimento atual sobre a prática de Yoga para o gerenciamento e prevenção do estresse e burnout em trabalhadores da saúde, os resultados demonstram que a prática pode ser efetiva nesse processo.

A literatura publicada sobre o assunto indica que a prática de Yoga fornece uma solução natural e inovadora, reconhecida cientificamente, como uma ferramenta eficaz para aumentar a empatia, reduzir o estresse e promover um ambiente de trabalho mais saudável. Ainda de acordo com os autores, os ensaios clínicos têm destacado eficácia significativa na melhoria da qualidade de vida (QV) dos profissionais de saúde na integralidade.

Viva o dia Internacional do Yoga! Faça parte da nossa comunidade de luz e sorrisos.

Com amor, Aretuza Lattanzi.

Fonte:  DOI: 10.3390/jcm8030284

Veja também
error: Conteúdo protegido!