A Exposição Agropecuária de Cordeiro 2024, a tradicional Expo Cordeiro 2024, a maior do estado do Rio de Janeiro, têm data marcada para acontecer de 13 a 21 de julho, no Parque de Exposições Raul Veiga.
Este ano, repetindo o período da última edição, a ‘cidade exposição’ contará com nove dias de festa e receberá grandes nomes da música nacional no palco principal, além de atrações regionais na tenda cultural.
Não é preciso ingresso para Expo Cordeiro 2024, pois a entrada é franca todos os dias. Mas, afinal, quem vai cantar na Exposição de Cordeiro 2024? Os shows da programação oficial foram divulgados, entretanto, as datas são especuladas (por enquanto).
Shows da Expo Cordeiro 2024
- Sábado (13/7) – Guilherme & Santiago
- Domingo (14/7) – Lauana Prado
- Segunda (15/7) – Suel
- Terça (16/7) – Xande de Pilares
- Quarta (17/7) – Luan Pereira
- Quinta (18/7) – João Gomes
- Sexta (19/7) – Manu do Batidão
- Sábado (20/7) – Detonautas + DJ KVSH
- Domingo (21/7) – Zé Neto & Cristiano
Ver essa foto no Instagram
Atrações da Exposição de Cordeiro 2024
Além dos shows do palco principal com atrações a nível nacional, a programação da Expo Cordeiro 2024 também disponibilizará a tenda cultural, que abre oportunidades para apresentações de artistas regionais.
A Exposição Agropecuária de Cordeiro 2024 contará também com parque de diversões, espaço destinado à exposição de artes, moda e artesanatos, tenda literária e camarote dos shows. Além disso, vários animais ficam expostos durante os nove dias de exposição agropecuária.
Outro destaque na programação da Expo Cordeiro costuma ser o rodeio, confirmado de 18 a 21 de julho de 2024. A expectativa é que a Exposição Agropecuária de Cordeiro 2024 movimente mais de R$ 1 milhão para a economia local.
Exposição Agropecuária de Cordeiro
Em 1921, impulsionadas pelo crescimento da pecuária no interior do Estado do Rio de Janeiro, as principais autoridades estaduais e federais do setor projetaram um evento para marcar época e servir de vitrine para todo o país, já que se aproximava o centenário da Independência do Brasil.
A Vila de Cordeiro foi escolhida para sediar a primeira Exposição de Gado e Produtos Derivados, que foi inaugurada no dia 4 de maio de 1921, pelo presidente da República, Epitácio Pessoa, e o presidente do Estado, Raul Veiga.
Vinte e dois anos depois, em 30 de maio de 1943, o Presidente da República, Getúlio Vargas, e o interventor federal no Estado do Rio de Janeiro, Amaral Peixoto, inauguraram a segunda versão da feira. Na ocasião, selaram um pacto com o povo de Cordeiro que culminou com a emancipação do município, em 31 de dezembro daquele mesmo ano.
A Exposição de Cordeiro acompanhou as mudanças culturais, sociais e econômicas, mas nunca perdeu a sua grandeza e o seu lugar na história. Apesar de a maioria das pessoas ficar na expectativa dos shows, os animais expostos e julgados também são grandes estrelas.
Atualmente, há vários eventos paralelos na feira, como a Expo Moda, o Concurso da Rainha, a Expo Arte, a Tenda Literária, a Expo Artesanato e a Tenda Cultural.
Retrospectiva da Expo Cordeiro
Expo Cordeiro 2023
No ano de 2023, os shows principais da Exposição de Cordeiro foram com Léo Santana, Biquini Cavadão, Alexandre Pires, Ferrugem, Mari Fernandes, Ludmilla, Bruno & Marrone, Ana Castela e Diego & Vitor Hugo. Milhares de pessoas passaram pelo Parque Raul Veiga nos nove dias de evento.
Expo Cordeiro 2022
Já no ano de 2022, o tema foi o centenário da exposição com shows de Raça Negra, Luan Santana, Maiara & Maraisa, Zé Vaqueira, Gustavo Mioto, Roupa Nova, Simone & Simaria, Marcelo Falcão e Leonardo, após dois anos consecutivos desse grande evento cancelado devido a pandemia da Covid-19.