Vídeo: O mistério da ladeira que ‘desce pra cima’ na Serra de Petrópolis
Imagine a seguinte situação: na ladeira de uma estrada um carro em posição de descida, em ponto morto, ao invés de descer, sobe. É exatamente isso que acontece em um trecho da Serra de Petrópolis (RJ).
O morador de Búzios (RJ), Raniere Delane, toda semana leva a esposa para trabalhar em Petrópolis (RJ) e passa pela rodovia BR-040. Ele gravou um vídeo mostrando um fenômeno curioso que ocorre na saída 89, da BR-040.
Ver essa foto no Instagram
“Me foi apresentado este fato curioso por um amigo, quando estávamos em uma pick-up com 4 ares-condicionados na caçamba, e o veículo fez a mesma coisa. Daí eu e minha esposa tivemos a ideia de gravar e mostrar aos demais que na Serra que amamos acontece algo que não sabemos explicar” – contou com exclusividade ao Serra News.
Em uma rápida pesquisa, foram encontradas reportagens abordando que o mesmo fenômeno também acontece em outros lugares do Brasil e do mundo. Estaria correto, então, dizer que o carro ‘desce para cima’? E as teorias são diversas: que o lugar possui um magnetismo muito grande, que há uma grande quantidade de energia no local e até conspirações envolvendo espíritos e alienígenas.
Mas a verdade é que a explicação seria mais simples do que parece: são apenas ladeiras gravitacionais. Os objetos, sejam eles carros, bolas ou até água, não “sobem” como se vê, eles descem.
A explicação é que por conta do entorno onde essas vias estão localizadas e que causam a impressão de que as coisas acontecem ao contrário por ali.
Em poucas palavras, trata-se de uma ilusão de ótica incrivelmente convincente associada com a perspectiva e as referências visuais do local.
Em resumo, por não haver um referencial do horizonte, o terreno onde a ladeira está localizada se encontra inclinado de uma maneira que causa a sensação de que se está diante de um aclive quando, na verdade, é um declive.
Além disso, para reforçar a ideia de estar descendo em um sentido que seria contra as leis da física, as planícies nas imediações da “rua gravitacional” reforçam a ilusão de que a inclinação do terreno é diferente da real.
Se, de longe, a área pudesse ser vista de um plano horizontal, seria claro perceber que se trata de uma descida.
Procurada pelo @serranewsrj para explicar sobre o fato curioso, a assessoria de comunicação da Concer, concessionária que administra a BR-040, informou que “os técnicos têm conhecimento do fato, mas não apresentam explicação a respeito do ponto de vista físico.”