Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Termômetro de rua marca 45 graus em dia exaustivo em São Fidélis

Maçarico ligado! Um termômetro de rua marcou 45°C por volta de 15:30h desta terça-feira (15/11), em São Fidélis, no Norte Fluminense. Vale lembrar que a Defesa Civil estadual emitiu alerta de temperaturas elevadas até o próximo domingo (19).

Em recordes absolutos, a temperatura registrada oficialmente na segunda-feira (13) na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Cambuci foi a mais alta desde 16 de outubro de 2015 (quando registrou 41,2°C). Desta vez, a máxima alcançou 40,9°C.

Moradores do Noroeste Fluminense apontam para temperaturas ainda mais elevadas, como 42°C ou até mais em cidades como Itaocara, Aperibé, Santo Antônio de Pádua e São Fidélis, onde um termômetro de rua atingiu 45°C.

A sensação térmica na cidade do Rio de Janeiro chegou a 58,5ºC. O número foi registrado na estação de Guaratiba, na Zona Oeste. Esse é o o maior índice já registrado no município desde que o sistema Alerta Rio, da Prefeitura, começou a fazer a medição, em 2014.

Onda de calor! Cidades do RJ registram temperaturas acima de 40 graus

Medições oficiais

  • Aperibé: 39°C
  • Cambuci: 40°C
  • Campos dos Goytacazes: 34°C
  • Itaocara: 39°C
  • Itaperuna: 41°C
  • Miracema: 39°C
  • Pádua: 40°C
  • São Fidélis: 40°C

Faltou luz

Em meio a onda de extremo calor, um novo apagão deixou 18 cidades das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro sem energia elétrica por várias horas, entre a noite de segunda-feira e madrugada desta terça (14/11).

De acordo com a Enel Rio, uma ocorrência registrada no sistema de Transmissão de Furnas em Campos dos Goytacazes, impactou o fornecimento de energia elétrica e gerou um apagão, principalmente, nas regiões Norte e Noroeste do Estado.

Os municípios afetados foram: Italva, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, São José de Ubá, Laje do Muriaé, Porciúncula, Aperibé, São Fidélis, Natividade, Varre Sai, Santo Antônio de Pádua, Miracema, Itaocara, Cardoso Moreira, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra e parte de Campos dos Goytacazes.

Novo apagão deixa 18 cidades do interior do RJ sem luz, diz Enel

Faltou água

Localidades como Miracema, Cambuci, Aperibé, Itaocara – no Noroeste Fluminense – e Cantagalo e São Sebastião do Alto – na Região Serrana – registraram falta d’água em diversas residências. A concessionária Águas do Rio alegou que o motivo do desabastecimento seria a falta de energia elétrica.

Localidades do interior fluminense ficam sem água em meio a onda de calor

 

Veja também
error: Conteúdo protegido!