Evento reúne cerca de 100 capoeiristas na praça central de Cordeiro
Na última quarta-feira, 15/11, a Praça Cel. Antônio Pinto, em Cordeiro, na Região Serrana do Rio de Janeiro, encheu-se de música, dança e capoeira. Mais de 100 capoeiristas de toda a região e, até de outros estados, marcaram presença no evento.
A iniciativa foi do grupo de capoeira Berimbau Maior, através do contramestre Kadu e contramestre Dinho, que desenvolvem um projeto social no CIEP Dr. Oswaldo Cruz, com aulas de capoeira para crianças e adolescentes.
Uma grande roda de rua foi montada no Centro da cidade, com grandes nomes da capoeira da região, como os mestres: Rolha, Lelo, Tico-tico, Boleba, Falcão, Kiko e até de outros estados como o mestre Pinguim e o mestre Gê.
E para fechar com chave de ouro, o evento contou com um samba de roda com o instrutor Biscoito, que é um grande representante dessa manifestação cultural de todo o interior fluminense.
Ver essa foto no Instagram
Capoeira
Que passou pelo local pode admirar e também conhecer mais sobre a história e movimentos desta expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música.
A prática foi desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos e é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.