Estacionamento rotativo é oficialmente extinto do trânsito de Cantagalo
As faixas em azul nas calçadas, no município de Cantagalo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, voltaram a receber a coloração em branco. Isso acontece devido a revogação do decreto nº 3.013/2016, que regulamentava o sistema de estacionamento rotativo, nas vias e logradouros públicos da cidade, denominado “zona azul”.
De acordo com a Câmara Municipal de Cantagalo, a revogação da prática da chamada “zona azul”, se deu devido às regras do antigo decreto que estavam gerando uma “desarmonização social” na cidade. Além disso, o antigo método estaria “causando a diminuição de visitantes e a perda de negócios e renda para o município”.
O novo decreto nº 028/2023, contou com a autoria do próprio presidente da Câmara Municipal de Cantagalo, Ciro Fernandes Pinto, sendo a proposição do vereador José Augusto Filho (Zé da Uta), com consentimento dos vereadores Matheus Arruda, Ademir Diniz, Ozéas Pereira, Tadeu Leite, Graziel Quindeler, Manoel Eurico Miranda, Ocimar Ladeira e Sérgio Campanate.
A Casa Legislativa também destacou no novo decreto, o crescente número de reclamações de lojistas e empresários e da população, ainda levando em consideração a grande quantidade de multas que a cidade recebeu até agosto deste ano, totalizando, no período, 364 infrações.