Instalação de portão na Igreja Matriz de Santa Maria Madalena causa polêmica
A notícia de que o padre da Paróquia de Santa Maria Madalena, na Região Serrana do Rio de Janeiro, está dando início às obras para instalação de um portão, na parte da frente da Igreja Matriz, principal cartão postal da cidade, está causando polêmica e insatisfação por parte da comunidade local.
As opiniões contrárias à instalação de portão em frente ao imponente templo católico, independente de credo religioso, surgem de toda parte, haja vista o entendimento, praticamente unânime da população, que tal obra virá resultar em uma poluição visual e paisagística, até porque sua localização estratégica permite que seja contemplada de diversos pontos da cidade.
Ver essa foto no Instagram
A decisão repentina do padre Jorge Getulio Moreira, em querer cercar com gradil o pátio que serve de área de estacionamento e instalar portão na parte da frente da igreja, pegou a todos de surpresa, pois, até então, a arrecadação de dinheiro junto aos fiéis nas missas e nas barracas que têm funcionado em eventos festivos da cidade, estava sendo alegado que seria para financiar às importantes obras que o padre tem realizado na reforma do templo.
O pároco está realizando importantes investimentos como a substituição total do piso com granito, que ficou lindo; substituição da sonorização da igreja, que também ficou de ótima qualidade; pintura do Santíssimo, que ficou impecável; substituição da parte elétrica interna da igreja e pintura da Sacristia, que também está ficando uma maravilha.
O que está causando espanto a todos é o fato de serem incontáveis os templos católicos na Região Serrana do Rio de Janeiro e no Brasil, que não têm cercas, muros ou gradis, inclusive, recentemente, na vizinha cidade de Trajano de Moraes, o padre local retirou o muro e gradil que haviam ao lado da igreja, liberando o acesso do povo ao referido local.
As pessoas ouvidas pelo Serra News declararam acreditar que o padre Jorge Getúlio irá repensar essa sua ideia e voltará a carrear as suas atenções e recursos recebidos dos fiéis católicos para a reforma da pintura geral do interior da igreja de Santa Maria Madalena, como também a necessária reforma que deu início no interior da Casa Paroquial.
O Serra News tentou contato com a Diocese de Nova Friburgo, responsável pela Paróquia de Santa Maria Madalena, mas até o término desta reportagem não obtivemos retorno. Já o Pe. Jorge Getúlio, após a grande repercussão da reportagem, disse ser conhecedor das leis e normas, que o projeto foi autorizado e que enviará nota oficial mediante instrução legal.