Estudantes da região se preparam para o Parlamento Juvenil da Alerj
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e a Secretaria de Estado de Educação, vão realizar no Rio de Janeiro, o Parlamento Juvenil 2023, que contará com a participação de estudantes da rede estadual de ensino dos 92 municípios fluminense.
Os estudantes eleitos nas suas respectivas unidades escolares participam de cursos de capacitação de modo presencial e online, como o realizado no Instituto de Educação de Nova Friburgo, na segunda-feira, 28 de agosto. O programa é voltado para alunos do 1º e 2º ano da rede estadual de ensino.
A semana parlamentar, momento mais aguardado das edições, irá acontecer entre 26 de novembro e 2 de dezembro. Nela, os alunos conhecem a sede da Alerj e trabalham nas funções políticas da Casa: elegem mesa diretora, participam de comissões temáticas, sugerem e votam no plenário projetos que podem virar leis.
Ver essa foto no Instagram
Parlamento Juvenil mais inclusivo
Durante esse período, a Alerj também recebeu a visita de PJ’s de 2022, que poderão participar novamente do programa como monitores. Os estudantes visitaram o plenário com Danniel Librelon e foram ao gabinete do coordenador para conhecer a estrutura da nova edição. Neste ano, o Parlamento Juvenil será mais inclusivo para os estudantes com presença de intérprete de Libras em todas as atividades da semana parlamentar.
Outra novidade é a participação de alunos do ensino fundamental nas eleições. Eles poderão votar no segundo turno para eleger os representantes de suas escolas, que devem ser do nível médio. Depois de eleitos, os jovens passarão pela capacitação profissional, e pela primeira vez serão oferecidos cursos em parceria com a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). As aulas de língua portuguesa, gestão orçamentária, ética no serviço público e técnicas legislativas, entre outros temas, ficarão disponíveis, inclusive, após o fim da edição.