Friburgo: Obras de revitalização do Córrego D’antas enfim saem do papel
As obras de ampliação, dragagem e recuperação ambiental do Córrego D’antas, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, estão enfim ‘saindo do papel’.
Em 2011, a rua Lafayette Bravo Filho, no bairro Jardim Califórnia, no distrito de Conselheiro Paulino, foi devastada por uma tragédia climática que atingiu a Região Serrana.
Diversas residências foram destruídas e a maioria foram interditadas. O rio que margeia a via, constantemente transborda e invade as garagens e as casas que resistiram.
Ver essa foto no Instagram
O governador Cláudio Castro, nos dois últimos anos, veio a Nova Friburgo e anunciou obras nessa localidade. Em 2021, ele anunciou o projeto Limpa Rio, que teria como objetivo fazer a limpeza de todo o Córrego D’antas. Porém, pouco tempo depois, as obras foram interditadas por conta de um problema com o terreno que serviria de bota-fora para o material retirado do rio.
Em junho de 2022, Cláudio Castro, retornou à cidade, e fez um novo anúncio. Nele, 60 milhões de reais seriam investidos em infraestrutura no município. Sendo 32 milhões destinados à dragagem, recuperação ambiental e ampliação do Córrego Dantas. As intervenções feitas pelo Inea, visam a redução de riscos de alagamentos na localidade.
Estado vai investir R$ 23 milhões em obras de drenagem em Friburgo