Em Nova Friburgo, Inea inaugura Circuito Turístico de Três Picos
Na última sexta-feira, 18/8, o Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), inaugurou o Circuito Turístico de Três Picos, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Como forma de estimular o turismo sustentável e a economia local, o circuito reúne, no entorno do parque, uma série de atrativos que vão da gastronomia até o artesanato, promovidos por pequenos empreendedores da região.
O circuito conta com restaurantes, bares, pousadas, empórios e comércio de artesanatos voltados aos turistas, sobretudo aos visitantes do Parque Estadual dos Três Picos, um dos principais atrativos da cidade. Para acessar o folder com todos os empreendimentos que integram o circuito, acesse aqui.
“Esse circuito colabora com as ideias da unidade de conservação à medida que fomenta as atividades locais e o empreendedorismo de forma consciente e responsável”, celebrou o coordenador do Núcleo de Montanhismo do parque, Rominique Schimidt. A iniciativa é fruto de uma parceria do Inea com a prefeitura de Nova Friburgo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae.
Novo atrativo
Durante o evento, as autoridades presentes também inauguraram mais um atrativo na cidade: um relógio colonial com termômetro. O município de Nova Friburgo tem uma das temperaturas mais baixas do país e a ferramenta tem como objetivo destacar tal característica importante para o turismo da região.
Ao final do dia, cinco escolas municipais, em conjunto com os representantes das instituições envolvidas, realizaram um mutirão de plantio de mudas nativas no território do parque, como forma de celebrar as novidades locais.
Nova Friburgo instala primeiro relógio com termômetro em estilo colonial
Parque Estadual dos Três Picos
Com 65.113,04 hectares de Mata Atlântica, o Parque Estadual dos Três Picos, maior unidade de conservação do Estado do Rio, abrange parte dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.
A unidade de conservação foi criada com o objetivo de assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da porção fluminense da Serra do Mar; integrar o corredor ecológico central da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro; preservar nascentes e recursos hídricos que abastecem cidades vizinhas além de preservar espécies de fauna do bioma.
Dentro dos limites do Parque Estadual dos Três Picos encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade de todo o estado do Rio de Janeiro, o que em parte se explica pela variação de altitudes: de 100 até os 2.366 metros do Pico Maior.
O parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.