Criança morre com suspeita de meningite em Itaocara
A Secretaria de Saúde de Itaocara, no Noroeste Fluminense, emitiu nota informando que está apurando um caso suspeito de meningite bacteriana em uma criança que foi à óbito na cidade na última semana.
“Comunicamos que a Secretaria de Saúde de Itaocara está acompanhando um caso suspeito de meningite de uma criança que veio a óbito. Ressaltamos que todas as medidas necessárias já foram tomadas, e nesse momento, a orientação da Secretaria Estadual de Saúde, é aguardar o resultado do exame.”
Meningite
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite viral é considerada de menor gravidade, em comparação com a meningite bacteriana, que apresenta maior letalidade e mais chances de complicações.
A meningite é uma doença que pode ser confundida com a gripe, mas as sequelas são graves e ela pode até matar. A doença tem uma alta taxa de mortalidade e atinge, principalmente, as crianças.
O modo de transmissão da doença meningocócica se dá pelo contato direto entre pessoas, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas. O contágio pode acontecer por tosse, espirro e fala.
Orientação
A Prefeitura de Itaocara orienta a população a manter o cartão de vacina da criança atualizado e ficar atenta aos sintomas abaixo:
- Irritabilidade, choro persistente, febre, vômito, dor de cabeça intensa, manchas vermelhas na pele e rigidez de nuca.
Cuidados gerais
- Higienização frequente das mãos;
- Manter o ambiente arejado e ventilado;
- Caso apresente sintomas, procure atendimento médico.
Ver essa foto no Instagram