Você já ouviu falar sobre o conceito de “slowphone”?
“Slowphone” é um movimento que surgiu desde 2020 com o intuito de disseminar o uso sustentável e saudável das tecnologias, uma vez que o exagerado uso do celular e a presença de campos magnéticos aumentaram exponencialmente nos últimos anos, o que tem afetado a vida das pessoas em diversas esferas.
Em apoio à filosofia de utilizar o telefone com mais consciência e menos frequência com o objetivo de promover saúde e levar mais produtividade para a vida das pessoas, a Coluna Luz e Sorrisos vem trazer um conteúdo especial para você, prezado leitor.
Praticar o “slowphone” é desenvolver uma mentalidade de utilizar o telefone de forma mais inteligente, e para isso, você pode fazer o uso de algumas estratégias, como: diminuir os ruídos que podem lhe roubar a atenção a todo o momento mantendo o celular no silencioso e definir horários pontuais limitados durante o dia para verificar mensagens e/ou entrar nas redes sociais.
Ao praticar o “slowphone”, você pode descobrir que tem mais tempo para manter o foco nas tarefas que precisam ser realizadas no seu dia a dia, estar mais em contato com você mesmo, se cuidar mais e dar atenção aos seus familiares. Isso mesmo! Menos tela, mais vida bem vivida!
Ao praticar o “slowphone” você é capaz de realmente estar presente nas conversas e criar mais conexões reais com as pessoas ao seu redor diariamente. Em outras palavras, as relações terão mais qualidade ao fortalecer a escuta ativa para que haja uma troca com mais profundidade.
Praticar o “slowphone” não é se tornar uma pessoa alienada, mas evitar a overdose de estímulos por meio da sucessão de conteúdos, muitos inúteis e que apenas nos fazem perder tempo, além consumir a saúde pelo risco de ansiedade, depressão, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, problemas de atenção e concentração. Cuidado com o looping infinito que os reels despertam para prender você até que perca a noção do tempo nos assuntos promovidos.
A vida é construída de momentos. O tempo está passando e não volta mais. Portanto, aproveite os seus dias vivendo em plenitude em tudo o que estiver desfrutando. E lembre-se: não se defina pelo número de seguidores, de curtidas ou de visualizações nas redes sociais. Se assim fizer, estará se limitando. Você é maior que isso!
Esteja atento, preserve-se! Vamos juntos fortalecer a propagação do movimento “slowphone” por um mundo mais saudável, produtivo, sustentável e com conexões reais.
Beijos de luz. Com amor, Aretuza Lattanzi.