Aparecimento de peixes mortos no Rio Paraíba gera preocupação em São Fidélis
Diversos peixes da espécie Salminus brasiliensis, mais conhecida como dourado, encontrados mortos no Rio Paraíba do Sul por pescadores e moradores, em São Fidélis, no Norte Fluminense, desde a última semana, estão sendo analisados por pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
Os animais foram encaminhados para universidade por representantes da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento – SEAPPA.
Ver essa foto no Instagram
Segundo o professor e pesquisador Manuel Vazquez Vidal Júnior, do Laboratório de Zootecnia e Nutrição Animal, a situação é atípica pois existem espécies mais sensíveis na calha do Rio Paraíba do Sul, mas, até o momento, apenas os dourados foram encaminhados para análise.
“A suspeita é que possa ser uma doença específica da espécie ou que, como se trata de um grande carnívoro, eles possam estar comendo peixes com baixa intoxicação, que acabam se acumulando neles”, informou.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou, em nota, que irá realizar análise da água no local para apurar a causa da morte dos peixes. Os resultados dos exames realizados na Uenf têm previsão de conclusão ainda nesta semana.
Por Jornal Terceira Via