Vídeo: Motociclistas praticam manobras perigosas nas ruas de Itaocara
Moradores de Itaocara, no Noroeste Fluminense, reclamam de motociclistas que praticam manobras perigosas em diversas ruas da cidade, principalmente, no período noturno. Recentemente, motociclistas foram flagrados na Avenida São José, passando em alta velocidade e fazendo manobras proibidas pelo código de trânsito.
O 36º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento na área, disse que vai intensificar o patrulhamento com aumento de efetivo para coibir a prática delituosa. Já a Prefeitura de Itaocara informou que, a partir do dia 15 de abril, a Guarda Municipal estará autuando esse tipo de prática na cidade; os guardas participam de capacitação no Rio de Janeiro.
Além do risco que causa aos pedestres e aos outros motoristas, o barulho de canos esportivos atrapalha os moradores que residem na região central da cidade e outros bairros. A situação não ocorre somente em Itaocara, mas em praticamente todas as cidades da região. A falta de policiamento ostensivo e fiscalização dos veículos são fatores que contribuem para os atos.
Cabe ressaltar que fazer manobras perigosas configura “direção perigosa”. Acontece quando um piloto freia para empinar a moto na roda da frente ou empina a moto na roda de trás. A multa para essa atitude é multiplicada por dez, o condutor pode ter sua moto apreendida e perder sua CNH, que pode ficar retida pelo agente no momento da abordagem.