Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Macaco morre após 10 dias debilitado à espera de resgate na praça de Macuco

O macaco Bugio que virou atração na Praça Professor João Brasil, no Centro de Macuco, na Região Serrana do Rio, morreu após passar mais de 10 dias em cima de uma árvore aguardando resgate. A veterinária Josiane Leitão Abreu fez o socorro do animal, que não resistiu. Segundo a veterinária, foi solicitada ajuda de vários órgãos como Inea e Corpo de Bombeiros para que o animal fosse capturado e recebesse atendimento.

Os moradores contam que, desde que avistaram o animal, acionaram diversos órgãos para tentar resgatar o macaco. Entre os órgãos acionados estão a Defesa Civil Municipal, a Secretaria Municipal de Ambiente, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Estadual do Ambiente, o Inea.

O caso também revoltou algumas pessoas, que tiveram que assistir o bugio, que era macho, definhando sem que nenhuma das autoridades acionadas conseguisse resgatá-lo. O aparecimento do animal na Praça Professor João Brasil foi publicado com exclusividade pelo Serra News, na última semana.

A Secretaria de Meio Ambiente de Macuco chegou a isolar a área, instalou uma placa pedindo aos moradores para não alimentarem o primata, e informou que solicitou o resgate do animal. A pasta informou ainda que o Inea vai coletar material para análise, para descobrir o que pode ter acontecido com o macaco.

Em nota o Inea informou que, conforme preconiza a Lei Complementar 140/2011, o resgate de animais silvestres em vida livre cabe ao Ibama. Mesmo assim, uma equipe compareceu ao local e verificou-se que seria necessária a utilização de medicamento tranquilizante por meio de disparo de um dardo a ser realizado por um profissional especializado, a fim de garantir a segurança e o bem estar do animal.

Já o Ibama afirmou que o resgate de animais silvestres presentes em ambientes urbanos é realizado pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e órgãos estaduais e municipais do meio ambiente. “O Ibama é acionado em caráter supletivo quando o resgate apresenta maior complexidade, como no caso de grandes felinos” – diz trecho da nota.

Vídeo: Macaco bugio vira atração na praça do centro de Macuco

Veja também
error: Conteúdo protegido!