Chef de cozinha cordeirense se destaca na gastronomia fluminense
Jorge Mayconn Machado, nascido em Cordeiro, na Região Serrana do Rio, tem 34 anos de idade, e viveu sua vida inteira na cidade exposição. Estudou no Colégio Antônio Pecly e cursou gastronomia pela escola superior de gastronomia vinculada a Cândido Mendes. Atualmente, vive e trabalha em Campos dos Goytacazes, onde é casado com a professora Yara Machado.
O chef de cozinha vem se destacando na gastronomia fluminense. Recentemente, recebeu o prêmio Gastronomia Preta, promovido por Breno Cruz (Preto Gourmet), que afirmou que o chef cordeirense é uma jóia rara na gastronomia preta carioca. A premiação, que reconhece o protagonismo de pessoas negras, pardas, indígenas e LGBTQIA+ no setor da gastronomia, aconteceu no último dia 28/11, no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, no Rio de Janeiro.
Ver essa foto no Instagram
A premiação contou com outros vários destaques na área, como a chef Kátia Barbosa, inventora do famoso bolinho de feijoada, o chef João Diamante e os chefs participantes do Iron Chef Brasil da Netflix, Paulo Rocha, Bianca Barbosa e Leda de Matos, grandes nomes da gastronomia a nível internacional.
Em 2021, participou da edição do Festival EmChefs, um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, que reuniu 25 chefs de todos os estados brasileiros. Em 2022, o chef de cozinha Jorge Mayconn Machado retornou ao EmChefs Rio e ficou na 3ª colocação, entre os melhores do estado do Rio de Janeiro.
“Sou chef de cozinha em um restaurante pioneiro e especializado em frutos do mar, o Cantinho do Peixe. Hoje é um privilégio pra mim, me ver na cena gastronômica carioca, podendo estar sempre levando os ensinamentos da minha avó, minha mãe (em memória) e meu pai, mesmo com toda dificuldade e obstáculos, vou me guiando pelo amor ao que faço e visando sempre voos mais altos” – disse o chef ao Serra News.