Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Ônibus bate em muro na descida do São José, em Cantagalo

Por pouco não acontece uma tragédia. A precariedade dos ônibus que fazem o transporte público na cidade de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, através da Viação Transportes São José, tem causado diversos transtornos e coloca a vida dos usuários em risco diário.

Por volta de 6h desta quarta-feira, 30/11, um coletivo da Viação Transportes São José teria perdido o freio na descida do alto do bairro São José e, segundo passageiros, a sorte foi que o motorista experiente realizou uma manobra e acabou encostando em um muro.

A precariedade dos ônibus que fazem o transporte público na cidade de Cantagalo
Pneu de ônibus estourou quase no mesmo local dez dias atrás.

O ônibus levava trabalhadores e crianças para o Centro. Apesar do enorme susto, ninguém se feriu. E a situação se repete em todo o município, todos os dias. No último dia 20/11 – dez dias atrás – um ônibus da empresa teve um dos pneus estourado, quase nesse mesmo local.

Em agosto, o @serranewsrj flagrou a precariedade do transporte público da cidade, chamando a atenção das autoridades, mas nada aconteceu. Na ocasião, um ônibus estava há três dias quebrado na parte alta do bairro. Segundo moradores, ele ficou cinco dias no local.

Lembrando que o serviço é prestado de forma emergencial, até o fim deste ano. A Viação Transportes São José já manifestou que não tem interesse algum em continuar prestando o serviço na cidade. Ou seja, em 2023, o município de Cantagalo poderá ficar sem a circulação de ônibus, caso outra empresa não manifeste interesse no serviço.

A responsabilidade pela fiscalização do transporte coletivo é da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito, mas infelizmente a cidade parece estar sem representantes nos poderes, pois a situação é recorrente e a resposta quanto a problemática é nula. Enquanto isso, quem sempre sofre é a população.

Em junho deste ano, durante entrevista ao @serranewsrj, o secretário da pasta informou que os coletivos estavam todos inspecionados. O funcionário público também informou que a Prefeitura de Cantagalo trabalhava na montagem de uma nova licitação para a concessão definitiva de ônibus na cidade.

Detalhe é que em agosto do corrente ano, o aumento no valor das passagens chegou a 56%. Como se não bastasse o risco de vida, moradores das diversas localidades reclamam do atraso dos ônibus (alguns horários sequer são cumpridos), da defasagem do transporte público municipal, da falta de acessibilidade e da irresponsabilidade do poder público.

Nota da empresa

Em nota publicada em seu perfil no Facebook, a Viação Transportes São José informou que “por prudência, o motorista parou o veículo na calçada“. Disse também que “não foi batido no muro” e ainda que o “coletivo apresentou problemas no sistema de ar […] responsável pelas portas, freios e embreagens“. Assim como na vez que o ônibus ficou por dias quebrado numa das subidas do bairro (relembre aqui), a empresa informou que “o problema logo será solucionado, a válvula trocada e o serviço normalizado“.

 

317334965 1154662961811916 9113413130130895883 n

Ônibus quebrado há três dias no bairro São José, em Cantagalo

Veja também
error: Conteúdo protegido!