Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Natural de São Sebastião do Alto, Vinícius Júnior tem forte ligação com Macuco

Vinicius Júnior é uma das principais revelações do futebol brasileiro nos últimos tempos. O jovem de 22 anos se destacou atuando pelo Flamengo e logo foi contratado pelo Real Madrid, da Espanha. Pela Seleção Brasileira, o atacante sempre foi convocado para as categorias de base do Brasil e sua estreia na equipe principal aconteceu em setembro de 2019, na disputa do amistoso contra do Peru. Neste ano, ele faz a sua primeira Copa do Mundo com a camisa verde e amarela.

A origem de Vinícius Júnior é toda atribuída a São Gonçalo, segundo município mais populoso do estado, na Região Metropolitana do Rio. Foi a 175 quilômetros dali, no entanto, que Vinicius Júnior passou seu primeiro mês de vida, na pequena cidade de Macuco, na Região Serrana, onde também viveu vários momentos da infância e da adolescência. Tudo na casa da tia-avó Sônia Nascimento, que acompanhou de perto o crescimento do jovem craque do futebol.

“Esse lugar tem história para contar. Ele jogava tanta bola que me incomodava. Eu falava para a Maninha (apelido da mãe, Fernanda Cristina): ‘Esse menino vai ficar maluco de tanto chutar a bola na parede. Tem que parar um pouco’. Ele já tinha aquele negócio de ser jogador mesmo. Sempre foi muito dedicado ao futebol e nunca quis desistir” – lembrou Sônia, na ocasião.

Porém, a naturalidade do craque da seleção brasileira é de São Sebastião do Alto, porque Macuco não possui uma maternidade. Doutor Demétrius Coube, ortopedista de plantão no Hospital de São Sebastião do Alto, em 9 de julho de 2000, foi quem recebeu a mãe Fernanda Cristina, que deu entrada no hospital já no chamado período expulsivo. O parto foi normal, mas teve complicações. “Ele nasceu com dificuldade respiratória. Precisou ficar na incubadora por seis horas” – revela o médico, que lembra vividamente do episódio.

A ascensão meteórica no futebol profissional acabou afastando um pouco Vinícius Júnior de Macuco, por conta da rotina desgastante. Ainda assim, o atleta é tratado pelo povo local como orgulho da cidade. Apesar das visitas frequentes a Macuco, Vinícius Júnior nunca jogou futebol no campo da cidade. De acordo com pessoas próximas, ele chegou a ser barrado no clube quando o primo tentou levá-lo para treinar. Quem brilhou mesmo com a camisa vermelha, preta e branca do Macuco foi o avô dele, Antônio Fernando, conhecido pelo apelido de Pedreira.

Carreira

Vinicius Júnior estreou na carreira futebolística aos 6 anos, em uma escolinha filial do Flamengo, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Após 4 anos, estreava na base do Flamengo, com o status de ‘futuro craque’. Passou pelo Sub-13, Sub-15 e Sub-17 do clube, sendo que em todas estava com um ano mais novo do que o limite da categoria determina. Mesmo assim, Vinicius Jr. se tornou o protagonista do time nas 3 categorias.

Vinícius Júnior teve breve passagem pelo time principal do Flamengo. (Foto: Rodrigo Buendia / AFP)
Vinícius Júnior teve breve passagem pelo time principal do Flamengo. (Foto: Rodrigo Buendia / AFP)

Com atuações nas categorias de base que geraram grande interesse, inclusive de clubes europeus como Barcelona e Real Madrid, o Flamengo firmou o 1º contrato profissional do jogador assim que ele completou 16 anos. Vinicius Júnior jogou profissionalmente pela 1ª vez em 13 de maio de 2017. Logo depois, em 7 dias, jogava a sua 2ª partida pelo time. Ao mesmo tempo, o Flamengo anunciava sua venda para o Real Madrid, da Espanha, por R$ 45 milhões de euros.

Vinicius Júnior, então, ficou à disposição do Real Madrid em julho de 2018. Por ter 18 anos, o time de futebol o inscreveu como atleta do Real Madrid Castilla (uma espécie de filial do Real Madrid) para que pudesse se adaptar ao futebol espanhol. Além disso, o jogador também fez parte da Liga dos Campeões Sub-19, em que atuou na Liga Jovem da UEFA.

Em 29 de setembro de 2018, Vinicius Júnior estreou pela equipe principal do Real Madrid. Assim, se tornou o 1º nascido após a virada do milênio a integrar a equipe principal do clube. A partir de então, Vinicius Júnior continuou se destacando, de 2018 até atualmente pelo Real Madrid.

Copa do Mundo

Em todo o treinamento do Brasil na Copa do Mundo do Catar 2022, ele é o segundo jogador mais perseguido por câmeras e fotógrafos. Antes de começarem as atividades com a bola, está sempre sorridente, confiante, brincando com os companheiros.

Vinicius Júnior estreou na Seleção Brasileira em 30 de outubro de 2015, no Sub-15. Desde então, não parou mais de usar a camisa do Brasil. Jogou nas categorias de base: Sub-17, Sul-Americano e Sub-20, antes de estrear no time principal.

Jogou pela 1ª vez para a seleção brasileira em 28 de fevereiro de 2019. Depois, participou da Copa América de 2021 e, agora, integra o elenco da Copa do Mundo de 2022, sendo apontado como um dos protagonistas do Brasil na disputa pelo Hexa.

Com informações do Jornal do Brasil

Veja também
error: Conteúdo protegido!