Covid-19: municípios devem ampliar testagem devido nova variante
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) enviou, na última sexta-feira (4/11), ofício aos 92 municípios do estado alertando para importância das unidades básicas e de pronto atendimento do Estado ampliarem a oferta de teste rápido de antígeno para Covid-19.
O alerta ocorre após uma análise realizada pela vigilância estadual, apontando um aumento na taxa de positividade dos testes de RT-PCR e antígeno para Covid-19 nos últimos 15 dias. Uma nova onda do vírus já tem causado impacto na Europa, na China e nos Estados Unidos.
Casos da sub variante da ômicron, chamada de BQ.1, foram confirmados pelas vigilâncias em saúde no Rio de Janeiro. A nova cepa tem um escape de resposta imune importante e isso aumenta o risco de infecção em pessoas já vacinadas ou em quem já teve Covid-19.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com a SES, a recomendação enviada aos municípios orienta que todos os pacientes com sintomas de síndrome gripal devem ser testados para a doença. Segundo o secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe, a secretaria vem observando, em diversos países, um aumento na transmissão de coronavírus relacionado ainda à variante Ômicron, que é a prevalente também no estado do Rio de Janeiro.
“Neste momento, a transmissão ainda é baixa no estado, mas acompanhamos o cenário em outros estados, como São Paulo, e temos um plano de contingência, que será colocado em prática se necessário. A testagem em larga escala é extremamente importante para o monitoramento do cenário epidemiológico. Ela permite que as medidas necessárias de contenção sejam adotadas diante de um caso confirmado ou de um possível aumento de casos” afirmou o secretário.