Vídeo: Itaperuna enfrenta alagamentos e transtornos após chuvas fortes
A Secretaria de Defesa Civil e Ordem Pública de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, está em alerta por conta das chuvas fortes que afetam a região desde terça-feira (15/11). Moradores ribeirinhos e próximos às encostas de terra foram orientados sobre o aumento do nível do Rio Muriaé e encharcamento de terra. Todos que vivem nessas áreas foram aconselhados a procurar um lugar seguro para passar a noite.
Imagens de alagamentos em diversos pontos da cidade foram compartilhadas nas redes sociais. Ruas, casas, bairros inteiros e o Hospital São José Avaí também foram atingidos pelas águas. Durante a manhã desta quarta-feira (16), a situação era de muita lama nas ruas e alguns locais ainda alagados.
Ver essa foto no Instagram
A Prefeitura de Itaperuna disponibilizou um número de telefone para atendimento através do WhatsApp: (22) 38246334 ou por ligação pelo número 193, do Corpo de Bombeiros. A situação é preocupante devido à rapidez de elevação do nível do Rio Muriaé.
A estação pluviométrica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou um acumulado de 100.6 milímetros de chuva no intervalo de 24h. Itaperuna está entre as sete cidades com maior volume de chuva no Brasil neste feriado.
Outras cidades da região Noroeste Fluminense, como Santo Antônio de Pádua, Miracema e até São Fidélis, também registraram problemas causados pelas chuvas fortes.