Friburgo: Câmara muda Lei Orgânica para vice-prefeito assumir cargo estadual
A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, concluiu (em 2ª votação) na quinta-feira, 02/06, o processo de autorização para que o vice-prefeito Mário Sérgio Abreu, o Serginho Doce Mania, possa se licenciar do cargo até 31 de dezembro deste ano. A conclusão ocorre após mudança em um artigo da Lei Orgânica Municipal.
O pedido de emenda à Lei Orgânica foi enviado à Câmara pelo prefeito Johnny Maycon (Republicanos), que sugeriu que a nova redação do artigo 189 passasse a permitir que o afastamento do vice-prefeito para assumir um cargo estadual ou federal, quando devidamente licenciado.
O artigo 189 da Lei Orgânica Municipal dizia que prefeito ou vice-prefeito não poderia ocupar cargo em comissão quando exercendo suas funções no município.
Serginho Doce Mania deve assumir o cargo de superintendente da Subsecretaria de Projetos Especiais do governo estadual, a convite do governador Cláudio Castro.
Segundo o pedido do vice-prefeito, a licença será sem ônus para a Prefeitura de Nova Friburgo, já que o seu salário passará a ser pago pelo governo estadual. Todavia, ele mostra que não cumprirá com o cargo que lhe fora concedido pelo voto do povo friburguense.
A nomeação dele é aguardada para breve no Diário Oficial do Estado. O então vice-prefeito tem dito que uma das suas atribuições será a de acompanhar as obras estaduais em Friburgo e Centro-Norte Fluminense.