Diminuição da temperatura abre temporada das viroses
A aproximação das estações mais frias é motivo de atenção com a saúde. O clima esfria, e já se manifestam as conhecidas viroses. A explicação para o aumento das doenças respiratórias transmissíveis no inverno, que afetam principalmente as crianças e idosos, é a diminuição da resistência das vias respiratórias. Com isso, elas ficam mais suscetíveis à entrada de vírus e sujeitas a uma nova infecção.
Mas, neste ano, mais um fator pode contribuir com o aumento do número de casos das doenças típicas da época. Depois de dois anos de confinamento e do uso de máscaras, por conta da pandemia da Covid-19, a flexibilização acontecendo justamente nessa época, deixa o setor da saúde em alerta, devido ao alto risco de contaminação.
Entre as principais doenças de inverno estão gripe, bronquite, bronquiolite (inflamação nos bronquíolos), otites (infecções no ouvido), laringite e pneumonia (além da Covid-19 que ainda é uma realidade entre nós). O mesmo vírus pode se manifestar de diferentes formas nos pacientes. Os sintomas mais comuns são tosse seca ou com secreção, coriza, congestão nasal e febre. Dependendo do paciente, o padrão respiratório pode ser alterado e surgir falta de ar, deixando-o mais ofegante.
Prevenção
- Manter ambientes ventilados;
- Ingerir líquidos;
- Alimentar-se de forma balanceada e diversificada;
- Evitar aglomerações;
- Usar máscara (quem estiver com sintomas);
- Vacinar contra a gripe.