Horto Municipal oferece lazer e doação de mudas em Macuco
Visitar uma verdadeira ‘fábrica de verde’ localizada praticamente no coração da cidade deve ser uma experiência experimentada por todos os macuquenses, turistas e também por aqueles que estão apenas de passagem por Macuco, na Região Serrana do Rio de Janeiro.
Afinal, é realmente um privilégio conhecer um belo espaço onde o lazer, o meio ambiente e a prática esportiva convivem em harmonia, comprovando que o futuro do planeta pode ser diferente.
Inaugurado em abril de 2017, na primeira gestão do prefeito Bruno Boaretto, o Horto Municipal Junot Abi-Râmia é mais que um ponto de encontro para quem busca momentos de entretenimento ou trajeto daqueles que querem manter a forma física praticando caminhadas.
Ver essa foto no Instagram
Localizado no Parque de Exposições, o ‘espaço verde’ abriga uma variedade significativa de mudas nativas das mais variadas espécies da nossa flora. A gestão do Horto Municipal é da Secretaria de Meio Ambiente, que registra semanalmente a presença de visitantes de diferentes faixas etárias, a maioria buscando mudas para o plantio em vasos, pomares, criação de bonsai e jardins verticais.
O local também está aberto aos programas de educação ambiental e de lá ainda saem espécies voltadas à arborização urbana, reflorestamentos e realização de projetos ambientais.
“Estamos aguardando a visita de macuquenses e turistas, sempre de segunda a sexta, de 7h às 11h e de 13h às 16h”, explica o secretário de Meio Ambiente Firmo Daflon. Nas imagens a seguir é possível visualizar algumas das espécies cultivadas no horto.
Por Ricardo Vieira