Friburgo: Bombeiros abrem nova via de escalada no Maciço do Caledônia
Militares do quartel dos bombeiros de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, realizaram o feito de escalar uma das montanhas do complexo do Caledônia que nunca havia sido escalada até seu cume e que agora foi aberta para todos aqueles que amam trilhas e aventuras.
Foram feitas sete investidas para conseguir explorar o local, com mais ou menos 70 horas de trabalho no total, ou seja, uma média de 10 horas sem parar por dia.
Ver essa foto no Instagram
Como conselho, sempre se informe e preste atenção nas orientações ao se aventurar em trilhas e montanhas. Conheça o local que você vai e nunca se aventure sozinho, deixando sempre avisado para amigos e familiares por onde estiver. Leve água, comida, kit de primeiros socorros e celular.
O Maciço do Caledônia é uma formação rochosa situada no interior do Parque Estadual dos Três Picos (PETP). Faz divisa entre os municípios de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, que tem como ponto culminante o Pico do Caledônia, com 2.257 metros de altitude. Seu cume possibilita a visualização da Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro, do Grande Rio (São Gonçalo, Niterói e Itaboraí), da Baixada Fluminense, entre outros locais.
Atualmente a via encontra-se ativa e com as seguintes características sugeridas:
- Grau sugerido: 5° V (5° grau de dificuldade de escalada)
- Grau de duração: D2 (meio dia de escalada)
- Grau de exposição: E3 (proteção regular com trechos perigosos)