Meteorologia alerta para baixa umidade do ar nos próximos dias no RJ
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o estado de alerta para baixa umidade relativa do ar em boa parte do Brasil. Por aproximadamente uma semana, os ventos nos níveis mais elevados da atmosfera vão formar a barreira que vai impedir a entrada do ar frio de origem polar sobre o país.
De acordo com o INMET, em alerta publicado nesta sexta-feira (20), a umidade relativa do ar vai variar entre 15% e 30% no estado do Rio de Janeiro, até a próxima quinta (26). Há risco de incêndios florestais e à saúde, além do ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz – disse o instituto.
Como precaução, o Inmet indica que se beba bastante líquidos, que se evite o desgaste físico e exposição nas horas mais secas e quentes do dia. Em caso necessário de apoio, a recomendação é acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Segundo o Climatempo, praticamente todo o Brasil vai ficar sem chuva pelo menos por mais 10 dias. Com a falta de chuva prolongada, e com o aumento da temperatura, os níveis de umidade do ar que já vinham baixando em muitas áreas do país vão ficar perigosamente baixos, por muitos dias consecutivos, colocando em risco a saúde da população.
A população do Sudeste deve ficar atenta para níveis de umidade do ar muito abaixo do recomendado para saúde e para o conforto humano, que é em torno de 60%.
Dicas
- Mantenha a hidratação;
- Invista em alimentos saudáveis;
- Umidifique o ambiente;
- Combata o ressecamento das vias aéreas;
- Evite a exposição solar;
- Não faça atividades físicas nos horários mais secos;
- Hidrate a pele.