Encontro dos produtores de arroz anã de Porto Marinho acontece online
O Arroz Anã de Porto Marinho é um produto de cultura tradicional e familiar de uma importante região agrícola de Cantagalo, na Região Serrana do Rio. Os agricultores e moradores de da localidade cuidaram dessa planta por décadas, á conservaram, tornaram o arroz anã a base da alimentação deles.
Na próxima terça-feira, 13 de julho, acontecerá o II Encontro de Produtores de Arroz Anã de Porto Marinho. O evento será online, às 18:30h, através da plataforma Google Meet. Para realizar a inscrição, basta preencher o formulário: https://forms.office.com/r/cV2A2jLdtZ.
Arroz Anã
O Arroz Anã de Porto Marinho, faz parte da base alimentar na comunidade há décadas. Um trabalho artesanal e tradicional que envolve uma grande demanda de mão de obra em alguns processos da produção. Os produtores se unem no sistema de mutirão ( troca de serviço), somente desta maneira conseguem realizar esse trabalho tão árduo. As famílias, os amigos e várias gerações se unem na comunidade. O Arroz Anã, além de todas as suas características culinárias, é um elo de identidade e sociabilidade na comunidade de Porto Marinho.
Elogios
Em 2019, o Arroz Anã de Porto Marinho foi alvo de elogios de um dos mais renomados chefs que atuam no Rio de Janeiro, o francês Frédéric Monnier. Segundo ele, é possível que a especiaria seja servida na composição de pratos sofisticados dos restaurantes da cidade do Rio de Janeiro, abrindo mais uma importante porta de comercialização para este produto.
O chef é embaixador do Senac desde 2011; possui um espaço ‘bistrot’ em parceria com a Aliança Francesa dentro da instituição de Botafogo; e foi o idealizador do projeto “Alimentando Cidadãos do Futuro” dentro do Lycée francês Molière, conduzido pelo SEBRAE, que entrou como parceiro da agricultura orgânica familiar de produtores do Estado do Rio.